quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
PROJETO CARNAVAL
INTRODUÇÃO
O Carnaval tem um significado todo especial em nosso país, por sua tradição, cor, magia e ritmos, além de ser um fenômeno contribuinte para formação da cultura brasileira influenciada por negros africanos, indígenas, nativos e europeus colonizadores.
JUSTIFICATIVA
Vivemos em um país rico culturalmente, porém, pouco conhecemos sua diversidade cultural.
Pensando nisso, visamos neste trabalho promover a reconstrução e ampliação do conhecimento, disseminando informações vinculadas a tema proposto: “O carnaval”.
OBJETIVOS
• Reconhecer o carnaval como uma manifestação da cultura brasileira.
• Conhecer a origem, características e gêneros da festa de carnaval.
• Estabelecer relação entre o passado e o presente.
• Dançar, cantar ritmos diversos.
• Despertar interesse pela sua tradição.
• Conhecer diferentes maneiras de se festejar o carnaval.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1º DIA: Sugestões
• Receber os alunos fantasiadas. (professores)
• Em sala de aula propor uma rodinha de conversa para apresentação da turma através de uma dinâmica.
• Fazer indagações como: Porque vocês acham que as tias estão fantasiadas? Como vocês festejam o carnaval? Como as pessoas se vestem? Vocês acham que o carnaval é igual em todo lugar? podemos assim avaliar quais os conhecimentos prévios do aluno sobre o assunto.
• Brincadeiras.
• Lembrança: Palhaço
2º DIA: Sugestões
• História do carnaval (gibi da Mônica impresso na transparência).
• Atividade carnavalesca (a escolher)
• Confeccionar máscara com alunos para que cada um vá para casa usando a sua.
3º DIA
• Assistir vídeo no data show, sobre os festejos de
carnaval no passado e no presente e como se festeja em alguns
estados.
• Breve comentário sobre enredos, machinhas. (ouvir, cantar e dançar alguns.)
• Aprendendo com machinhas e enredos (atividade)
• Levar para casa pesquisa sobre carnaval, machinhas. (entrevista com alguém mais velho)
4º DIA
• Apresentação da pesquisa.
• Atividades carnavalescas (a escolher)
• Ouvir, cantar e dançar música ABRE ALAS e conhecer biografia da compositora Chiquinha Gonzaga.
• Redigir sua auto-biografia
• Confeccionar confetes com revistas e jornais velhos.
5º DIA
• Baile de máscaras e fantasias.
• Desfile.
• Formação de blocos.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)